5 Benefícios para o empregador quando os empregados têm uma vida financeira organizada

Ter uma vida financeira mais controlada e organizada é fundamental para a qualidade de vida e para proteger ou acumular patrimônio. Nesse sentido, as pessoas sentem os reflexos de boas práticas financeiras tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Até mesmo os empregadores e a empresa podem visualizar vantagens quando seus empregados conseguem se planejar financeiramente e melhorar a saúde orçamentária. Quer entender como a prática funciona e os benefícios dela para o negócio?

Neste conteúdo, você aprenderá a importância de uma organização financeira para os empregados e 5 benefícios que o empregador tem quando a incentiva.

Confira!

Qual é a importância de ter uma organização financeira?

Ter uma vida financeira organizada e estruturada traz diversos benefícios aos indivíduos. Podemos citar algumas vantagens de se planejar nessa área, como:

  • redução do endividamento;
  • composição de uma reserva de emergência;
  • possibilidade de investir para aumentar o patrimônio;
  • proteção do capital.

Por outro lado, quando não há o planejamento financeiro podem surgir diferentes problemas na rotina. O acúmulo de dívidas, que pode levar ao pagamento de juros e multas e dilapidação do patrimônio, é um exemplo.

Além disso, essas ocorrências trazem mais preocupação para o dia a dia e impedem a realização de diversos planos. O contexto pode gerar um sentimento de frustração e acarretar outros prejuízos de ordem pessoal — como estresse e ansiedade.

Quais são os 5 principais benefícios dessa organização para o empregador?

Agora você já sabe por que é importante ter uma boa organização financeira e um planejamento do orçamento. Então confira a seguir os impactos de ter colaboradores focados nessas práticas em sua rotina:

1. Redução de problemas com estresse

O primeiro benefício que a empresa sente quando os colaboradores têm uma vida financeira organizada é a redução de problemas com o estresse. Como você viu, quem não se planeja, se endivida e não tem uma reserva, fica mais ansioso e estressado.

O estresse pode trazer muitos reflexos no trabalho. Por exemplo, dificultando a convivência com colegas e equipe, reduzindo a motivação e impactando a produtividade. Logo, toda a empresa é beneficiada quando os funcionários estão mais tranquilos.

2. Maior motivação para o trabalho

Com uma boa organização financeira e menos problemas nessa ordem, os colaboradores terão mais motivação para realizar suas atividades. Com isso, a pontualidade aumenta, os custos diminuem e os lucros são potencializados.

Ademais, empregados motivados têm uma relação mais pessoal e responsável com a empresa e seu trabalho. Esse é um benefício que se manifesta em diversos setores, desde os cargos de começo de carreira até as posições de gerência.

3. Redução de absenteísmo

Você já percebeu que um comportamento financeiro de baixa qualidade traz consequências de ordem pessoal. Assim, mal-estar, adoecimento, cansaço, falta de motivação e outras manifestações físicas aumentam.

Tudo isso também leva ao absenteísmo, ou seja, a faltas regulares na jornada de trabalho ou atrasos recorrentes. Muitos colaboradores endividados também podem buscar outras fontes de renda ou exagerar nas horas extras, ficando mais exaustos e tendo menos períodos de descanso.

Assim, a presença no emprego fica comprometida. Afinal, ter que lidar com todos esses problemas e ainda cumprir a jornada de trabalho pode ser difícil. Com uma boa saúde financeira também vem uma boa saúde física e mental, reduzindo faltas e atrasos.

4. Redução de utilização de benefícios previdenciários

Além de faltas e atrasos, também pode haver a necessidade de afastamentos mais longos ao trabalho por questões de saúde. Dessa forma, os colaboradores podem necessitar dos benefícios previdenciários, como o auxílio-doença.

Além de os primeiros dias de afastamento serem pagos pelo empregador, os pedidos podem durar um longo período, chegando a anos. Nesses casos, a empresa fica desfalcada e é preciso procurar, contratar, treinar e avaliar outros colaboradores para a posição.

Esse cenário traz custos, seja com as próprias obrigações trabalhistas ou com a adaptação dos empregados ao trabalho. Diminuindo esses afastamentos, além dos benefícios óbvios para a saúde dos colaboradores, a empresa também sai ganhando.

5. Criação de uma mentalidade de parceria

Quando o colaborador de qualquer setor tem uma vida financeira estruturada e planejada, além de uma boa educação nessa área, ele pode focar seus esforços em ajudar a empresa a se desenvolver. Afinal, com essa atitude, ele também conseguirá aumentar seus ganhos.

Esse é um ótimo estímulo para aumentar a produtividade e manter uma mentalidade de parceria com a empresa em que trabalha. Assim, há possibilidade de evolução na carreira, aumento de salário e mais benefícios.

Já para a empresa, funcionários proativos e que trazem boas soluções são muito valiosos. Saber que o colaborador realmente entende seu emprego como uma parceria e que todos serão beneficiados com os melhores resultados é fundamental.

Qual é o papel da empresa na tranquilidade financeira de seus colaboradores?

Como você viu, a empresa pode ter muitas vantagens quando seus funcionários estão equilibrados financeiramente. Logo, faz sentido que ela consiga estimular uma vida financeira mais tranquila, certo? Para isso, é preciso ir além do aumento de salário.

Quem não tem um bom planejamento e não é organizado, não conseguirá usar os aumentos ou bônus de maneira produtiva. Quando se está nessa situação, mesmo a renda maior pode não fazer muita diferença no acúmulo de dívidas.

Então é preciso, além de oferecer salários interessantes, incluir soluções e incentivos para que os colaboradores foquem no seu planejamento e utilizem seus recursos com mais inteligência. A primeira delas é o estímulo à melhoria da educação financeira.

Outra forma muito eficiente de ajudar os colaboradores neste momento é a contratação de um planejador financeiro. Você conhece esse profissional e como ele auxilia na melhor utilização de recursos?

Saiba mais!

Como um planejador financeiro pode ajudar?

Um planejador financeiro tem a responsabilidade de ajudar seus clientes a cuidar de seu patrimônio, contribuindo em diversos aspectos. Assim, seus serviços passam pela avaliação da situação financeira, controle de informações, conhecimento de dívidas e possibilidade de poupar.

Com esses dados, será possível definir objetivos financeiros e fazer uma estratégia para alcançá-los. Geralmente, a primeira questão é reduzir o endividamento. Como você viu, as dívidas corroem o patrimônio e trazem instabilidade financeira.

Depois, é possível traçar objetivos mais concretos e relacionados aos investimentos. Assim o cliente poderá conhecer sua situação e começar a planejar a utilização de seus recursos para alcançar sonhos financeiros.

Agora você já sabe 5 benefícios para o empregador quando os empregados têm uma vida financeira organizada! Percebeu como pode ser interessante ajudar seus funcionários? Conte com a ajuda de um planejador financeiro para isso!

Quer conhecer melhor os serviços de um planejador financeiro para os colaboradores de sua empresa? Então entre em contato com a Confiança!

Whatsapp: (61) 98434-7374
contato@confiancaplanejamento.com
SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 01, Bloco F, Área especial A
Edifício Vision | Sala 1504 - Asa Norte, Brasília-DF