Indice

O rendimento das aplicações financeiras muitas vezes é atrelado a algum índice financeiro. Há títulos públicos que são indexados ao IPCA (NTN-B) e outros à SELIC (LFT). As debêntures também podem ser indexadas ao IPCA e ao IGP-M, enquanto o CDB, a LCI e a LCA com frequência são indexados ao CDI. A TR, por sua vez, é um indexador utilizado no cálculo do rendimento da caderneta de poupança.
Além da indexação, alguns índices funcionam como parâmetro para medir o desempenho de alguma aplicação (benchmark). O próprio CDI é utilizado com frequência para medir o desempenho de fundos de investimento do tipo Curto Prazo, Referenciado DI, Renda Fixa e Multimercado, enquanto o Ibovespa é usado para aferir o comportamento de fundos de ações.

Saiba mais sobre cada um dos os índices financeiros.

Índices

CDI

Certificado de Depósito
Interbancário

Calculada pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos – CETIP, a taxa DI serve para medir o custo do dinheiro para empréstimos entre os bancos, cujos títulos são os Certificados de Depósitos Interbancários – CDIs. Essa taxa é um dos parâmetros para a formação de juros no mercado.
É muito comum o mercado financeiro utilizar o CDI como referencial para avaliar o desempenho de produtos como CDBs, LCIs, LCAs, fundos de investimentos de Renda Fixa, Referenciado DI e Multimercado.
Se, por exemplo, a taxa do CDI for de 10% ao ano e o rendimento de sua aplicação for de 8 % ao ano, significa que está rendendo 80% do CDI.
ibovespa O Índice Bovespa – Ibovespa retrata o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBovespa. É o valor atual, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações, refletindo as variações de seus preços e o impacto da distribuição dos proventos.
É considerado um indicador que avalia o retorno total de suas ações componentes.Para saber as ações que compõem o Ibovespa clique aqui.
IPCA

Índice Nacional de Preços

ao Consumidor Amplo

Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado – IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país, refletindo o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.

Para definição mais completa clique aqui.

IGP-M

Índice Geral de Preços

Medido pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, o Índice Geral de Preços – IGP-M registra a inflação de preços desde matérias primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais, abrangendo toda a população, sem restrição de nível de renda.
Para definição mais completa clique aqui.
SELIC

Sistema Especial de

Liquidação e de Custódia

É a taxa básica de juros da economia brasileira.
Apurada no Sistema Especial de Liquidação e Custódia – SELIC, a taxa SELIC Over é obtida calculando-se a taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no sistema na forma de operações compromissadas.
Definida pelo Comitê de Política Monetária – COPOM do Banco Central do Brasil – BACEN, a taxa SELIC Meta regula a taxa SELIC Over bem como as demais taxas do país.
Para definição mais completa clique aqui.
Whatsapp: (61) 98434-7374
contato@confiancaplanejamento.com
SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 01, Bloco F, Área especial A
Edifício Vision | Sala 1504 - Asa Norte, Brasília-DF