Como se adaptar à volatilidade do mercado?

Um conceito essencial quando falamos de investimento é a volatilidade do mercado. Ele faz parte dos critérios a serem analisados na hora de selecionar as alternativas para compor a carteira, com impacto significativo nos resultados obtidos.

Não compreender como funciona essa oscilação pode levar a erros que podem acarretar perdas financeiras. Portanto, é fundamental entender como se dá essa movimentação, a fim de criar uma estratégia forte de investimentos.

Quer saber mais sobre a volatilidade e aprender a lidar melhor com ela? Então continue a leitura e confira dicas importantes!

O que é volatilidade do mercado?

A volatilidade indica a frequência e a intensidade das oscilações nos preços das negociações em investimentos. Dessa forma, quanto maior é a volatilidade de um ativo, mais rápidas e intensas podem ser as mudanças no seu preço.

Portanto, é preciso estar ciente que os investimentos mais voláteis podem ter grandes variações de preço em um curto espaço de tempo. Essa é uma variável que permite saber se determinado investimento está adequado ao seu perfil.

Um investimento muito volátil — por exemplo, as ações — pode apresentar mais sensibilidade em relação às flutuações do mercado. Assim, ele envolve maior risco de perdas e, em contrapartida, maiores chances de oferecer rendimentos mais elevados.

A volatilidade costuma ser mais forte na renda variável, sendo um elemento importante para a possibilidade de maior rendimento. No entanto, os títulos da renda fixa também têm oscilações desse tipo, mesmo que sejam em menor grau.

Como lidar com a volatilidade do mercado?

Após compreender o que é a volatilidade, é preciso se cercar de estratégias para lidar melhor com ela e aproveitar o seu potencial para alcançar os resultados que deseja.

Veja dicas para se sair bem nessa tarefa!

Saiba como medir a volatilidade

Para uma tomada de decisões consciente é importante saber analisar a volatilidade de um ativo. Isso pode ser feito de formas diferentes, por exemplo:

  • volatilidade histórica — consiste em medir a volatilidade a partir do histórico de preços do ativo e observar as tendências. Porém, é preciso ter em mente que resultados passados não garantem o mesmo comportamento no futuro;
  • volatilidade implícita — prevê as oscilações, a partir da volatilidade histórica e outros dados que impactem os investimentos, como acontecimentos políticos;
  • volatilidade real — registra a volatilidade real do ativo, como forma de revisar as projeções da volatilidade implícita. Posteriormente, ela se torna a volatilidade histórica.

Analise o cenário racionalmente

É frequente que os investidores se assustem ao perceber uma queda acentuada em seus ativos. Nesse cenário de volatilidade elevada, o que muitas pessoas fazem é resgatar o dinheiro na expectativa de estancar as perdas. No entanto, essa atitude pode representar uma redução de capital.

Para evitar cometer erros na hora de lidar com investimentos mais voláteis, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor e selecionar os aportes a partir dessa informação. Vale considerar também seus objetivos e prazos.

A classificação do perfil ajuda a identificar a sua relação com os riscos e permite fazer escolhas mais inteligentes — evitando riscos indesejados. Por exemplo, é frequente que investidores mais iniciantes se enquadrem no perfil conservador.

Nesse sentido, investir em ativos de maior risco não é interessante. Se você deseja abrir mão de um pouco de segurança para não reduzir tanto o retorno, é indicado buscar mais conhecimento para desenvolver seu perfil e entender os investimentos mais voláteis.

Isso não significa ignorar o fator segurança. Afinal, uma análise cuidadosa é sempre necessária. Pense bem: um investidor mais conservador que tenha uma carteira arrojada está vulnerável a desconfortos e prejuízos maiores, certo? Por isso, é preciso atenção.

Assim, é importante fazer uma análise racional dos investimentos. Não deixe de ponderar sua tolerância ao risco e buscar aprender mais sobre o mercado financeiro. Desse modo, ficará mais fácil analisar as oscilações e identificar o momento mais adequado para alterar a carteira.

Procure se adaptar às mudanças

As mudanças no universo dos investimentos são rápidas e é preciso saber lidar com esses movimentos. Alguns ativos são especialmente vulneráveis às questões externas, como o cenário político.

No entanto, é importante manter o foco nos seus objetivos para não se deixar abalar por essas mudanças. É preciso ter um olhar mais amplo para compreender o que, de fato, importa em sua estratégia financeira.

Esse cuidado é importante, em especial, sabendo que os investimentos de longo prazo não costumam ser tão afetados por movimentos pontuais. Dessa maneira, você não sofrerá quando olhar a sua carteira e verificar algum ativo em desvalorização.

Apesar disso, algumas mudanças no cenário econômico se tornam duradouras. Nesses casos, pode ser necessário repensar o seu portfólio para alcançar os objetivos. Pequenas mudanças têm o potencial para mitigar os riscos sem se precipitar.

Não espere resultados rápidos

Quando se fala em investimentos, é importante pensar no longo prazo. Os riscos da renda variável demandam um tempo maior dos ativos na carteira para que eles ofereçam melhores resultados. A longevidade é essencial, por exemplo, para acumulação dos juros compostos — os juros sobre os juros.

Para que o seu dinheiro trabalhe para você, é preciso que ele tenha tempo de cumprir essa função. Fique atento especialmente à volatilidade. Se você tiver um investimento de longo prazo e observar suas movimentações, perceberá subidas e descidas durante esse tempo.

Mas elas tendem a se diluir no longo prazo, reduzindo os riscos de perda. Por isso, a paciência para esperar o desempenho acontecer é uma grande aliada para uma estratégia mais sólida em renda variável.

Adeque as estratégias aos seus objetivos

É importante ressaltar que não existe receita ideal para ter sucesso nos investimentos. Os bons resultados têm relação com os seus objetivos e como você projeta alcançá-los. Dessa forma, é importante revisar as estratégias e escolher as opções mais adequadas ao que pretende conquistar.

Com isso, os aportes podem ser planejados para concretizar as metas, se ajustando às necessidades particulares. Um bom plano foca nos prazos, liquidez e rentabilidade que cada objetivo demanda. Assim, é mais fácil escolher investimentos.

Entender como se adaptar à volatilidade do mercado é fundamental para evitar erros que comprometem seus objetivos. Dessa forma, é preciso fazer um balanço entre suas necessidades e as alternativas disponíveis para obter os resultados desejados!

Precisa de ajuda para criar uma carteira alinhada com os seus prazos e objetivos? A consultoria de investimentos pode auxiliar. Entre em contato com a Confiança Planejamento para saber mais!

Whatsapp: (61) 98434-7374
contato@confiancaplanejamento.com
SHN (Setor Hoteleiro Norte) | Quadra 01, Bloco F, Área especial A
Edifício Vision | Sala 1504 - Asa Norte, Brasília-DF